A ESE

Quem Somos

Somos a ESE – Escola Superior de Empreendedorismo SEBRAE-SP (ESE), uma faculdade que nasce com a nota máxima na avaliação do MEC e que é fruto da experiência e do conhecimento do Sebrae-SP.


  • • Maior instituição de fomento ao empreendedorismo do país;
    • Eleita sete vezes, pelo guia Época Negócios, a marca com maior prestígio em educação;
    • Realiza, junto com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o maior programa de fomento à startups do país.

  • • Realiza o Startup-SP: um dos principais programas de desenvolvimento de startups de São Paulo;
    • Realiza o maior evento de empreendedorismo do país: a Feira do Empreendedor;
    • É responsável, em parceria com a ONU, pela aplicação em São Paulo do EMPRETEC, uma das mais importantes metodologias de desenvolvimento das competências empreendedoras do mundo.

  • • Projeto pedagógico inovador, inspirado nas melhores escolas de negócios do mundo;
    • Corpo docente composto por mestres, doutores, empreendedores, especialistas e executivos de destaque;
    • Acesso ao ecossistema empreendedor: consultorias, programas de capacitação, hackathons, feiras e rodadas de negócios.

Acreditamos que o profissional do futuro será aquele que desenvolve competências que permitem a escolha dos seus próprios caminhos. Na ESE formamos o profissional que irá decidir se o seu futuro será administrar o próprio negócio, trabalhar em uma multinacional ou realizar projetos pessoais. E possibilitando que os alunos usem suas melhores habilidades e trabalhem com propósito, transformando sonhos em negócios de alto impacto e sua vida profissional em fonte de realização.

Temos uma posição diferenciada no ecossistema empreendedor que vai ajudar nossos alunos a alavancarem as suas ideias e projetos. Hoje a faculdade nasce com uma incubadora de negócios, que já ajudou a desenvolver dezenas de empresas e possui parcerias com algumas das empresas mais inovadoras do mundo dos mais diferentes mercados.

 

Missão, Visão e Princípios

Nossa Missão

Formar empreendedores, desenvolver e disseminar conhecimentos de forma a contribuir para aperfeiçoar as atividades do SEBRAE-SP, fortalecer a atividade empreendedora sustentável e ajudar o desenvolvimento econômico do país.

Nossa Visão
Ser referência acadêmica internacional na formação de empreendedores e o mais atuante centro de pesquisa e de geração de conhecimento aplicado sobre empreendedorismo e inovação no país.

Princípios da ESE

  • Colaboração
    Usamos a tecnologia para conectar pessoas dispostas a compartilhar conhecimentos e pontos de vista. Formamos uma rede de curiosos e por isso nosso potencial para criar soluções inovadoras é maior e está associado à multiplicação das nossas capacidades individuais.
  • Respeito
    Respeitamos as pessoas e sua coragem de abraçar um novo propósito de vida. Garantimos sua liberdade de dizer “não” àquilo que achar incoerente. Valorizamos a diversidade, as relações profissionais mais equilibradas e o respeito à todas as culturas e ao meio ambiente.
  • Ousadia
    Damos suporte às escolhas, criando uma trilha de ensino considerando cada perfil. Desenvolvemos autonomia, abrindo caminhos para a descoberta do novo. Queremos que os nossos alunos tenham cada vez mais repertório e vivências para compartilhar. Somos transparentes e flexíveis para permanecermos livres e ousados.
  • Entusiasmo
    A paixão com que fazemos nosso trabalho é contagiante e faz toda a diferença na formação dos nossos alunos. Nossa capacidade de realização transforma as relações entre as pessoas e empresas. Queremos que profissionais e cidadãos se sintam seguros, satisfeitos e felizes em suas relações pessoais e de trabalho. Sabemos olhar para vitórias e fracassos com o mesmo entusiasmo e vontade de melhorar.
  • Criatividade
    A criatividade é nossa mola propulsora para a superação de problemas e desafios. Acreditamos que tudo pode ser reinventado. Compartilhamos nossos conhecimentos para fazer dos nossos alunos agentes de mudança, capazes de transformar o mundo num lugar melhor para todos.

Conheça o Regimento da ESE

Nossa história

Gestão Executiva

A Escola Superior de Empreendedorismo SEBRAE-SP (ESE) está ligada diretamente à Superintendência do Sebrae-SP (mantenedora), tendo em sua gestão:

Competências Empreendedoras

Conhecimentos, habilidades e atitudes que potencializam a realização de objetivos pessoais e profissionais.

Três blocos de formação dão suporte ao desenvolvimento das competências empreendedoras:

eixo de competencias empreendedoras

Estrutura

Nossa estrutura suporta e oferece todas as condições para desenvolver uma das instituições de ensino superior mais inovadoras do país. Venha conhecer nosso espaço!

Corpo docente

Nosso corpo docente é composto por mestres e doutores com experiência empreendedora, empreendedores de destaque, principais especialistas em suas áreas de conhecimento e por executivos que são exemplos práticos da atuação em grandes empresas e startups de sucesso. Conheça a equipe de docentes que foi responsável pela estruturação inicial do projeto pedagógico dos cursos da ESE.

 

Pesquisas publicadas

A nossa visão é ser uma referência acadêmica na formação de empreendedores e o mais atuante centro de pesquisa e geração de conhecimento aplicado sobre empreendedorismo no país. Para isso, focamos em cinco linhas de pesquisa:

  • – Gestão de micro e pequenas empresas;
  • – Ambientes de empreendedorismo e negócios;
  • – Economia Criativa;
  • – Negócios digitais e novas tecnologias;
  • – Comportamento empreendedor e ensino de empreendedorismo.
[ mais.. ]

Pesquisas publicadas desenvolvidas pelo SEBRAE e pela ESE

Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

A pesquisa é fruto de uma parceria entre a Babson College e a London Business School e começou em 1999. Hoje a GEM analisa a atividade empreendedora em 65 países e é a pesquisa mais abrangente sobre o tema. O Sebrae é o principal parceiro da GEM no Brasil e ajudou a realizar a primeira edição nacional da pesquisa em 2016.

Clique aqui para ver o relatório na íntegra.

Panorama dos Pequenos Negócios 2017

A pesquisa é uma análise realizada pelo SEBRAE-SP do panorama dos pequenos negócios no estado de São Paulo, com comparações internacionais e de perfil do empreendedor.

Clique aqui para ver o relatório na íntegra.

Guia essencial para novos empreendedores

Conheça uma coleção de livros que pode mudar a forma como você pensa e desenvolve novos negócios:

  • Volume 1: Descoberta. 

Clique aqui para ver o relatório na íntegra.

  • Volume 2: Ideação

Clique aqui para ver o relatório na íntegra.

  • Volume 3: Modelagem de Negócios e Proposta de Valor

Clique aqui para ver o relatório na íntegra.

  • Volume 4:Implantação

Clique aqui para ver o relatório na íntegra.

 

 

[ ..menos ]

Projetos de extensão

Os projetos de extensão têm como objetivo concretizar propostas que impactem a sociedade e o ecossistema empreendedor utilizando os recursos e a expertise da ESE. Os alunos, juntamente com os professores orientadores, aplicam os conhecimentos gerados na ESE durante o desenvolvimento das atividades de extensão. Esse tipo de experiência proporciona aprendizado acadêmico e social e contribui para formação de profissionais mais integrados com as demandas da sociedade.