FAQ

Perguntas Frequentes

  • O que é ESE?

    A ESE é a Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae-SP e tem como objetivo se tornar um dos mais atuantes centros de pesquisa e geração de conhecimento aplicado sobre empreendedorismo no país. Para isso, a ESE oferece total suporte, liberdade e acesso à conteúdos e práticas de vanguarda, possibilitando que os alunos desenvolvam as competências empreendedoras e que trabalhem com propósito, transformando sonhos em negócios de alto impacto e a vida profissional em uma fonte de realização.

  • Qual a relação da ESE com o Sebrae-SP?

    O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) atua há 45 anos promovendo a competitividade e desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. E, para reforçar ainda mais o posicionamento como uma instituição de referência acadêmica na formação de empreendedores e um dos mais atuantes centros de pesquisa e geração de conhecimento aplicado sobre empreendedorismo no Brasil, a filial do Sebrae em São Paulo (SP), o Sebrae-SP, criou a Escola Superior de Empreendedorismo (ESE). Hoje o Sebrae-SP atua como mantenedora da ESE, ou seja, provê os recursos necessários para manutenção e funcionamento desta Instituição de Ensino Superior.

  • Quais cursos são oferecidos pela ESE?

    Neste momento, a ESE oferece os seguintes cursos:

    Graduação

    Administração de Empresas – tem duração de oito semestres (4.160 horas/aula). Segue as diretrizes do MEC, mas, ao mesmo tempo, rompe com os padrões dos cursos atualmente disponíveis, por focar no desenvolvimento das competências empreendedoras e capacitar os alunos para que eles possam ter sucesso ao administrar o próprio negócio, trabalhar em uma multinacional ou realizar projetos pessoais.

    MBA

    Estratégias de Crescimento para Pequenos Negócios – tem duração de três semestres (600 horas/aula) e auxilia empreendedores, gestores e consultores a estruturar pequenos negócios, visando o crescimento sustentável a nível nacional e internacional e a expansão por meio da inovação.

    Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios – tem duração de três semestres (600 horas/aula) e tem foco na gestão direcionada para a execução. A partir de uma base sólida que capacita os alunos a identificar oportunidades, surgem desafios capacitá-los a realizar projetos e de atingir os objetivos traçados.

    Desenvolvimento de Negócios Inovadores e Startups – tem duração de três meses (120 horas/aula) e tem como objetivo desenvolver pessoas catalizadoras e aglutinadoras, seja nos negócios, na sociedade ou em todo o seu ecossistema. Pessoas que sejam fomentadores do ciclo de aceleração do empreendedorismo para levar a empresa para patamares mais elevados.

  • Como se inscrever no vestibular da ESE?

    As inscrições do vestibular para o curso de Graduação em Administração de Empresas da ESE estão encerradas.

  • Onde as provas do vestibular da ESE serão realizadas?

    As provas do vestibular da ESE serão realizadas na ESE nos seguintes dias e horários:

    • 1ª Prova – Conhecimentos gerais e redação
      Data: 10/06 (domingo);
      Horário: 14 às 18 horas.
    • 2ª Prova – Entrevista com banca avaliadora
      Data: 11 a 15 de junho (2ª a 6ª feira);
      Horário: 14 às 18 horas.

    Local: ESE (Al. Nothmann, 598 – Campos Elíseos).

    Veja como chegar: https://goo.gl/maps/MQkwX8EiWMD2

    Para mais informações, acesse o edital do vestibular da ESE.

  • Quando serão divulgados os resultados do vestibular da ESE?

    A publicação dos resultados finais e a convocação para matrícula no curso de Graduação em Administração de Empresas da ESE será divulgado no site da ESE no dia 22/06/2018.

  • Onde e quando serão realizadas as matrículas para o segundo semestre de 2018 do curso de graduação da ESE?

    As matrículas para o segundo semestre de 2018 serão realizadas na ESE. Os candidatos aprovados serão convocados para a matrícula por telefone.

  • Quais são os documentos necessários para a matrícula?

    Para realizar a matrícula, o aluno deve apresentar os seguintes documentos e cópias:

    • - RG – Documento original e cópia frente e verso (na mesma folha);
    • - CPF – Documento original e cópia frente e verso (na mesma folha);
    • - Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou curso profissionalizante – Documento original e cópia frente e verso (na mesma folha);
    • - Foto 3X4 atualizada;
    • - Comprovante de alistamento militar e/ou dispensa.
  • Como funciona o programa de bolsas para a graduação da ESE?

    As bolsas de estudo para o curso de Graduação em Administração da ESE serão concedidas por todo o período do curso (oito semestres) e seguirão dois critérios: bolsas por mérito (para os três candidatos com melhor classificação no vestibular) e bolsas por condição social (conforme a renda bruta per capita familiar* do candidato, com o limite de 20% do total de matrículas efetivadas).

    *renda bruta per capita familiar - soma de todos os rendimentos recebidos por mês por aqueles que compõe a família (pessoas que vivem sob o mesmo teto).

    Para mais informações, acesse o edital de bolsas de estudos.