23 outubro 2017

Babson College e ESE: Seminário Educação Empreendedora

Para construir o projeto pedagógico inovador da ESE – Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae-SP, o corpo docente da instituição realizou, em outubro de 2017, uma série de eventos sobre educação para empreendedores com os professores Zach Zacharakis e Andrew Corbett, da Babson College, referência mundial no tema.

Durante o primeiro momento do encontro foram discutidos os desafios do ecossistema empreendedor e como ter sucesso nos negócios em tempos de incerteza. Os professores também apresentaram a metodologia exclusiva Pensamento e Ação Empresarial® – uma lógica que equilibra a compreensão das disciplinas comerciais tradicionais com a ação e a experimentação.

Na sequência, o foco dos palestrantes passou a ser os desafios e as oportunidades de educação para empreendedores e como o empreendedorismo pode ser utilizado para ajudar as economias a se recuperem. Além disso, outros temas relacionados ao ecossistema empreendedor também foram tratados. São eles: design thinking, avaliação de oportunidades e viabilidade, modelos de negócios, pitch, propostas de valor e aquisição de recursos.

Babson College: referência no ensino de empreendedorismo

A instituição norte-americana, localizada em Massachusetts, é, há 20 anos, líder no ensino de empreendedorismo e globalmente reconhecida por utilizar metodologias inovadoras, que unem a ação, a experimentação, a criatividade e o conhecimentos de negócios em suas aulas.

Projeto pedagógico inovador da ESE

O projeto pedagógico da ESE tem como foco o desenvolvimento das competências empreendedoras a partir da prática. Para isso, utiliza metodologias ativas dentro e fora das salas de aula, possibilita a individualização da estrutura curricular e promove a interação com a prática, por meio da participação em atendimentos e consultorias do Sebrae-SP, projetos para startups e para grandes, médias e pequenas empresas.