20 setembro 2018

ESE Talks + Repense a Roda: com Roni Cunha

A primeira edição do ESE Talks: Markers & Founders teve como palestrante Roni Cunha Bueno, que atuou por mais de cinco anos à frente da área de Marketing da Netshoes e por cerca de dois anos no Portal Terra, no reposicionamento da marca. Hoje, ele é sócio-fundador da aceleradora Organica, que trabalha com a expansão de negócios da nova economia.

Roni contou sobre os desafios de negócios que enfrentou em cargos de liderança e ressaltou a importância das empresas se adaptarem à nova economia, que tem como foco solucionar dores (problemas) dos clientes. Segundo ele, para que as empresas se adaptem à essa nova realidade da inovação contínua, existem três pontos-chave:

Propósito – resolver a dor (o problema) do cliente, seja ele qual for, é o foco principal da empresa. É o propósito da empresa. E esse propósito deve estar muito claro para todos os colaboradores.

Cultura – sete princípios devem nortear o funcionamento da empresa. São eles: “foco no cliente”, “sim, é possível”, “o novo vem”, “vamos errar”, “postura de dono”, “viver no desconforto é preciso” e, por fim, “ foco e obsessão”.

Metodologia – para correr riscos calculados, tomar decisões com a participação de todos os colaboradores, surpreender positivamente o cliente e planejar a próxima vitória, mesmo quando o time está ganhando.

Após a palestra inaugural do ESE Talks, Roni participou de um bate-papo privado com os alunos do MBA Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios e, como parte da atividade do Repense a Roda, propôs um desafio de negócios.

Repense a Roda

A atividade repense a roda é realizada ao final de cada um dos módulos dos cursos de MBA. A metodologia criada pela equipe da ESE que propõe aos alunos repensarem algumas soluções para desafio de negócios apresentadas por meio de atividades lúdicas dividas em três partes

1. Inspire: um (a) palestrante conta como foi um processo de tomada de decisão real diante de um desafio de negócio complexo, que viveu durante sua trajetória;
  2. Respire: (a) palestrante convida os alunos a repensarem a tomada de decisão utilizando as técnicas e soluções hoje disponíveis e validando hipóteses;
  3. Transpire: os alunos, juntos, constroem o aprendizado, apresentam as soluções construídas coletivamente e criam novos cenários para os negócios.