3 abril 2019

Palestra com Saras Sarasvathy

Como parte do processo de construção da metodologia ativa das aulas, os professores da ESE – Escola Superior de Empreendedorismo participaram de uma palestra com Saras Sarasvasthy, professora da Universidade Darden em Virginia (EUA) e criadora da teoria Effectuation. A proposta de Saras é que qualquer um pode se tornar um empreendedor de sucesso, desde que saiba começar com o que se tem e convidar os outros a participarem, da maneira certa.

Em contraponto à lógica padrão do mundo dos negócios – ter uma ideia brilhante, identificar um mercado, validar a proposta, criar um plano de negócios, buscar investimentos e fazer o negócio ter sucesso, a teoria Effectuation propõe controlar o futuro imprevisível, ao cocriar ao invés de prever o futuro.

Para isso: comece om o que está sob o controle (quem você é, o que sabe, quem conhece e os recursos que tem) para criar novos negócios em parceria com quem se interessar. Em seguida, coloque as ideias de negócios em prática, investindo somente o que você pode perder. Aproveite as oportunidades e conte com os seus clientes e parceiros para trazer melhorias para a empresa. Segundo Saras, não se trata de aumentar as chances de sucesso, mas de diminuir os custos do fracasso para que você possa aprender com seus erros e tentar de novo.