9 setembro 2018

Simpósio de Educação Empreendedora

Realizado pela Unidade da Cultura Empreendedora do Sebrae-SP, da qual a ESE – Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae-SP faz parte, o Simpósio de Educação Empreendedora tem como objetivo, a cada edição, trazer um novo olhar sobre a educação empreendedora.

Durante a edição de 2018, o foco do encontro foram as competências empreendedoras – conhecimentos, habilidades e atitudes que ajudam a alcançar o sucesso pessoal e profissional, no cenário de mudanças nas formas de trabalho e nos novos contextos de negócios e tecnologias que conduzirão o empreendedorismo no futuro próximo. Participaram do evento convidados de destaque:

Elin Mc Callum, uma das principais referências no empreendedorismo mundial e autora do ‘EntreComp into Action’, uma pesquisa realizada pela União Europeia com o objetivo de criar um entendimento comum sobre o que é ser empreendedor em vários sentidos (não apenas a frente de uma empresa). Em 2016, Elin co-fundou a Bantani Education, uma organização sem fins lucrativos que visa colaborar, desenvolver redes, inovar e experimentar a partir de novas ideias para levar adiante políticas e práticas de empreendedorismo.

Sandra Korman Dib, doutora e mestre em Psicologia Social – IP/UFRJ, tem mais de 30 anos de experiência como docente em disciplinas como Planejamento de Vida, Trajetórias Empreendedoras, Projeto Experimental e é membro da CDCI – Coordenação de Desenvolvimento da Cultura da Inovação da Agência UFRJ de Inovação.

Modesto Seara Vázquez, professor de Direito Internacional e Relações Internacionais. Durante a maior parte de sua carreira trabalhou na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e Estado de Oaxaca como reitor fundador do Sistema Universitário Estadual de Oaxaca (OSUS). Fundou várias universidades, de acordo com um modelo de seu próprio projeto, de universidades para o desenvolvimento, com quatro funções principais – ensino, pesquisa, difusão da cultura e promoção do desenvolvimento.

Bate-papo dos alunos da ESE com Elin Mc Callum

A turma de Graduação em Administração da ESE teve o privilégio de conversar com Elin Mc Callum, fundadora da Bantani Education, que trabalha para transformar o ensino em uma forma de desenvolver mentalidades empreendedoras e criativas, sobre a importância do desenvolvimento das competências empreendedoras para ter sucesso em um mundo em constantes mudanças e avanços.