CPA - Comissão Própria de Avaliação

O que é a CPA

A CPA – Comissão Própria de Avaliação constitui um órgão de natureza consultiva, responsável por conduzir e coordenar os processos internos de avaliação da instituição, sistematizar e prestar informações à comunidade acadêmica, ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) e ao Ministério da Educação (MEC), conforme previsto no art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

A CPA tem como objetivo geral subsidiar e orientar a gestão institucional em sua dimensão política, acadêmica e administrativa para promover os ajustes necessários à elevação do seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas.

Avaliações

Os objetos de avaliação da CPA incluem: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Plano Pedagógico de Curso (PPC), o perfil do ingressante e do egresso e o resultado das avaliações externas conduzidas pelo MEC.

Para exercer a sua função, a CPA conduz diversas avaliações durante o ano letivo. Destacam-se:

• Avaliação Acadêmica: ocorre semestralmente. Alunos da Graduação e da Pós-graduação avaliam as disciplinas cursadas e os professores. Da mesma forma, professores realizam a avaliação sobre a turma.
  • Avaliação Institucional: ocorre anualmente. Toda a comunidade acadêmica é convidada a responder um questionário avaliando a instituição em quesitos como: desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura e serviços oferecidos pela ESE.

Apresentação de todos os membros na Resolução Nº 001/ESE/DI – 22/03/2019.

• Representante do corpo docente: Fernando Nascimento da Silva.
  • Representante do corpo discente: Beatriz Gregório Bueno Camargo.
  • Representante do corpo técnico-administrativo: Maitê Machado Bayer.
  • Representante da comunidade externa: Caio Flávio Stettiner.
  • Representante das coordenações de curso: Jaercio Alex Barbosa da Silva.
  • Representante da mantenedora: Neusa Maria Gomes Gallego.
  • Presidente da CPA: Fernando Nascimento da Silva.

Calendário de Reuniões

Ano (2019)

• 12 de março
  • 23 de abril
  • 21 de agosto
  • 27 de novembro

Próximas Avaliações

Avaliação:
Quando:
Quem avalia:
Avaliação:Autoavaliação Institucional
Quando:Setembro/2019
Quem avalia:Toda a comunidade acadêmica
Avaliação:Avaliação Acadêmica
Quando:Novembro/2019
Quem avalia:Alunos e professores da Graduação

Avaliação da Comunidade Externa

Se você não é aluno mas participou de alguma ação ou foi impactado de alguma forma pela ESE, responda o questionário abaixo e deixe registrado a sua opinião.

Seus dados:

Seu nome (obrigatório)
Telefone:
Seu e-mail (obrigatório)

A missão da ESE é: “ Formar empreendedores, desenvolver e disseminar conhecimentos de forma a contribuir para aperfeiçoar as atividades do SEBRAE-SP, fortalecer a atividade empreendedora sustentável e ajudar o desenvolvimento econômico do país”.

A visão da ESE é: “Ser referência acadêmica internacional na formação de empreendedores e o mais atuante centro de pesquisa e de geração de conhecimento aplicado sobre empreendedorismo e inovação no país”.

Você já conhecia a visão e missão da ESE?

INSTRUÇÕES

• Leia as afirmativas abaixo e avalie se você concorda, em uma escala de 1 a 5, onde: 1=discordo totalmente e 5=concordo totalmente.
  • Caso você não saiba responder, assinale a opção "Não sei".
Não sei
1
2
3
4
5

Acredito que as ações (acadêmicas e não acadêmicas) desenvolvidas na ESE refletem a sua visão e missão.
A ESE realiza ações para a valorização da diversidade, meio ambiente, ações culturais e de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial.
A ESE desenvolve ações de responsabilidade social que contribuem para o desenvolvimento econômico.
Os canais de comunicação da ESE são efetivos para atendimento de toda comunidade acadêmica.
Existe transparência institucional (ampla divulgação em diferentes canais).
As ações da ESE são compatíveis com o perfil da realidade local.

Você conhece algum projeto coordenado pela ESE que mereça algum destaque da sua parte? Comente:

Em sua opinião, como a ESE pode impactar positivamente a sociedade e a região em que está inserida?

Quer falar com a CPA? Mande uma mensagem.