Metodologias vivenciais: Ciclo de Aprendizagem Vivencial – ESE – Escola Superior de Empreendedorismo – Sebrae-SP ESE – Escola Superior de Empreendedorismo – Sebrae-SP

Metodologias de geração de conhecimento coletivo. Estímulo à participação e ao empoderamento dos alunos. Utilização de jogos e dinâmicas de grupo. Estudar a relação dialética entre pesquisa e ação através de Fóruns. Pesquisa-ação; pesquisa-intervenção. Estudos de casos.

O objetivo do curso é aprofundar os conhecimentos do aluno sobre o processo de geração coletiva do conhecimento, no qual as diferentes visões e vivências são trazidas à tona para uma construção plural e inclusiva de novos conhecimentos.

Professores, educadores e coordenadores de cursos de escolas públicas e privadas das mais diversas áreas educacionais, que buscam complementar suas formações acadêmicas com conhecimentos e competências técnicas sobre as metodologias vivencias de construção do conhecimento.

• O CAV na geração do conhecimento;
  • Aprendizagem e processos participativos: responsabilidade compartilhada;
  • O ciclo: vivência, relato, processamento, generalizações e aplicação;
  • Vivência de uma situação ou atividade que pode ser a solução de um problema (pesquisa)
  • A METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO
  • Pesquisa social, pesquisa quantitativa x qualitativa;
  • Educação popular e pesquisa participante;
  • Pesquisa-ação: contextualização e principais características metodológicas;
  • Métodos participativos e a pesquisa-ação;
  • Relação entre pesquisa-ação e desenvolvimento local.