O papel do educador contemporâneo diante do paradigma das tecnologias digitais – ESE – Escola Superior de Empreendedorismo – Sebrae-SP ESE – Escola Superior de Empreendedorismo – Sebrae-SP

Trabalhar o novo papel proposto ao educador frente os desafios lançados pelas tecnologias digitais e pelo crescimento exponencial do volume de conteúdos e informações disponíveis. Promover a integração no desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais requeridas dos alunos por numa formação plural, integrativa e personalizada.

Entender e compreender o papel do educador contemporâneo diante dos paradigmas tecnológicos digitais apresentados que cercam ambientes educacionais e mudam nosso contexto educacional, econômico e social. Entender e ampliar conhecimentos acerca das capacidades tecnológicas existentes e identificar oportunidades e ampliar competências diante de novos paradigmas.

Profissionais da educação, professores, educadores e coordenadores de cursos de escolas públicas e privadas das mais diversas áreas educacionais, que buscam complementar suas formações diante do papel do educador contemporâneo frente ao paradigma de uso de ferramentas e tecnologias digitais aplicadas ao ensino aprendizagem e dos contextos educacionais relacionados a interação aluno-professor em ambientes educacionais e aprendizagem digital.

• A visão sistêmica do educador como promotor do protagonismo, das habilidades cognitivas, das inteligências emocionais e da consciência socioambiental;
  • Integração cognitiva e socioemocional;
  • O aluno como protagonista, learning-by-doing (cultura maker) e o aprendizado por projetos: o modelo do educador 4.0;
  • Sociedade do conhecimento versus sociedade da consciência: educação 5.0;
  • A construção coletiva do saber: interação aluno-grupo-professor;
  • Recursos digitais, big data e curadoria educacional;
  • Metodologias ativas;
  • Estratégia de sala de aula invertida;
  • Ensino híbrido e a promoção de tecnologias;
  • Ensino adaptativo e o uso das trilhas do conhecimento;
  • Multiculturalidade e interdisciplinaridade;
  • Trabalhando o ecossistema multicultural;
  • Desafios na implementação do novo paradigma educacional